,

Quer saber o formato de suas unhas? E para que serve isto?

Quer saber o formato de suas unhas? E para que serve isto?

Os tipos de unhas

A próxima vez que você for à manicure e tirar o esmalte, dê uma olhada melhor nas suas unhas e descubra que tipo de unhas você tem.

Primeiro, conforme o desenho que vemos abaixo, vamos entender melhor a nossa unha .

  1. A parte da unha que você pinta  chama-se placa ungueal. É a parte dura, feita de várias camadas de queratina e fica em cima do leito ungueal.
  2. A parte mais em cima da  unha é a extremidade distal; feita de células antigas endurecidas.
  3. A parte mais embaixo da unha fica a matriz da unha ou mais comumente chamada de raiz da unha. É a  única parte viva da unha e é onde a queratina e as células são produzidas.
  4. A cutícula (eponíquio)  é a parte que protege a matriz
  5. A parte branca, em forma de lua em baixo é chamada de lúnula. É a parte visível da matriz
  6. Prega lateral da unha / margens laterais da unha – são as bordas laterais das unhas

 Você já ouviu falar do Vitta Unhas & Pés® ?

Uma coisa interessate: a unha da mão cresce três vezes mais rápido que a unha do pé. Normalmente a unha cresce aproximadamente 0,1 mm por dia (um décimo de milímetro).

O que as formas e tamanhos nos dizem:

Unhas bem cuidadas não só  é sinônimo de beleza, mas também de boa saúde.

O tamanho e a forma são determinados pela sua matriz. Quanto maior a matriz, mais grossa e larga será sua unha. Para a maioria das pessoas a largura, grossura das unhas e sua forma são determinadas geralmente pela sua genética. Entretanto, devemos ficar atentos a mudanças repentinas que ocorrerem em sua aparência que podem ser indicativas de alguma coisa mais séria, seja alguma doença, seja algum problema da própria unha, como fungos ou bactérias.

  • Unhas em forma semelhante a colher pode ser hereditário ou um sinal de problemas hormonais ou anemia
    Unhas Encurvadas – tanto horizontalmente quanto longitundinalmente podem significar alterações pulmonares
  • Unhas esbranquiçadas, pode significar alteração na matriz da unha, alterações renais, anemia ou uso contínuo de medicamentos.
  • Unhas curvadas para baixo e de coloração arroxeadas podem significar problemas cardíacos.
  • Unhas  amareladas  pode significar problemas de doenças hepáticas, ou aumento de betacaroteno ou apenas resíduo de esmaltes que pigmentam a lâmina da unha.
  • Unhas doloridas, frágeis e que se descolam ou descamam, podem significar doenças digestivos.
  • Aspecto de casca de ovo, enrugada, esbranquiçada e quebradiça, ausência de brilho, cutícula seca e grossa, descamação intensa podem ser falta de vitaminas: A, B12, C, B3, Zinco.
  • A fragilidade da unha pode ser sinal de má circulação, ou anemia ou ataque de algum tipo de fungo
  • A unha pode ser sede de vários tipos de micróbios ou fungos e também de traumatismos que podem ser tratados . Procure sempre por um podólogo(a).

 Dicas de cor de esmalte

Cores escuras : ficam bem em unhas curtas,  quadradas ou ovais

Cores claras, nudes ou pastéis ajudam a alongar as mãos

Os vermelhos ! eles serão sempre lindos em qualquer mão ! (bem cuidada e nutrida é claro !)

Unhas Sempre Saudáveis !

http://www.dreamstime.com/stock-image-podiatrist-work-image24714271

  • O mais importante: mantenha suas mãos sempre limpas, lave-as várias vezes por dia, evita vários tipos de doenças, inclusive gripes e resfriados. Você põe a mão na boca de 120 a 1000 vezes por dia, de acordo com o Dr. Luis Fernando Correia
  • A ingestão de alimentos que contenham vitamina A, as do complexo B e de sais minerais como Zinco, Cálcio, Iodo, Ferro e Biotina ajudam a deixar a unha sempre saudável.
  • Não use acetona, pois resseca muito as unhas e as cutículas,. Use removedor de esmalte.
  • Alerta: Não cortem os cantos das unhas pois vocês podem estar deformando a unha e causando o encravamento da mesma. Unha encravada pode acontecer por causa de corte mal feito ou sapatos apertados.
  • Caso queiram tratar melhor dos pés, procurem sempre por um podólogo/a.
  • Acostume-se a sempre usar o seu próprio kit de manicure e se possível, até o esmalte, pois até ele, pode ser um agente contaminador.
  • Hidrate sempre suas mãos e assim suas cutículas ficarão mais macias, por consequência. Use o Vitta Unhas & Pés que além de nutrir, ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias.
2 Responses
  1. fiz um tratamento de 2 anos com uma podóloga, porém não obtive resultados com as unhas do pé, dedão e o do lado, elas estão encurvando, engrossando, a podóloga tentou expandir as unhas para os lados, não foi possível, fiz exames afim de constatar algum fungo ou micose, deu negativo. Existe algum tratamento? Obrigada

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *