Micoses de unhas e outros problemas comuns a esportistas

Compartilhe!
Micoses de unhas e outros problemas comuns a esportistas

Micoses de unhas e outros problemas comuns a esportistas

Capacetes, luvas, bolas, meias, sapatos… A boa higiene dos equipamentos utilizados nos esportes de seu dia a dia é essencial. Tudo deve ser higienizado antes e depois do uso, com um pano embebido com álcool.

Além disso, esses equipamentos precisam ser do tamanho certo para você, pois se usados em tamanho maior ou menor podem machucar a pele, deixando-a suscetível a lesões e invasões de agentes externos, como fungos e bactérias.

O aumento da umidade na pele também pode ser prejudicial e causar micoses de unhas ou problemas na própria pele, como as dermatites. Por isso, é importante usar roupas adequadas que absorvam o suor, como o algodão. A dica vale para camisetas, roupas íntimas e meias.

Prevenção de micose em esportistas

Prevenção de micose em esportistas

E sabe aquela toalhinha que você vê os atletas carregando para cima e para baixo? Elas não são frescura. A toalha também ajuda a manter a umidade da pele sob controle. Em academias, sua função é ainda mais importante, pois ela pode ser estendida e formar uma barreira entre sua pele e o aparelho, evitando contaminação com micoses de unhas e micoses em geral.

Por fim, mas não menos importante, após toda atividade física, é importante lavar e secar bem a pele, aplicando posteriormente um creme de qualidade, como o Vitta Unhas, que previne micoses de unhas, pé de atleta e outros tipos de problemas de pele ligados a esportistas.

Conheça os principais problemas de pele e micoses que atingem os atletas 

Dermatite

Prevenção de dermatite com vitta relax

Também conhecida como assadura, ela é causada pela fricção com roupas ou com a própria pele. Frequente nas dobras do corpo, como a virilha, coxas e axilas.

Você a evita e suaviza seus sintomas passando Vitta Relax após o banho. É importante também usar roupas adequadas para a modalidade de esporte que você pratica, visando evitar o atrito na pele.

Micose de unhas

Micose de unhas

A onicomicose é um dos tipos mais comuns de micoses. Ela deixa a unha avermelhada, coça bastante e pode descamar. É importante consultar um médico no primeiro sintoma da micose de unhas, pois o tratamento requer medicamentos que podem ser orais ou tópicos.

O Vitta Unhas também pode ajudar, pois ele contém propriedades antifúngicas e hidratantes.

O produto atua também como preventivo a micoses de unhas, podendo ser passado antes de calçar os sapatos para a atividade física.

Vale lembrar que esse tipo de micose pode dar também nas axilas, na virilha e em outras regiões do corpo.

Pé de atleta

Pé de Atleta

A micose pé de atleta ou intertrigo é aquela que acomete quem usa sapatos fechados por muito tempo, quem sua muito nos pés (deixando-os úmidos) e quem não os seca corretamente após o banho. Quem anda descalço em locais públicos também pode sofrer com pé de atleta.

A pele pode descamar ou apenas deixar a região com a pele mais dura e esbranquiçada.

Assim como no tratamento da micose de unha, o tratamento do pé de atleta requer uso prolongado de medicamentos, que podem ser orais ou tópicos.

Candidíase

Candidíase

Muita gente não sabe, mas a candidíase também é uma micose. Seus sintomas são coceira intensa e região avermelhada. Ela pode ocorrer na virilha, entre os dedos e outras partes do corpo.

Diante de qualquer sintoma de candidíase, é importante consultar um médico para iniciar o tratamento via oral ou tópico.

Consulte sempre um médico!

Consulte um médico para prevenir micoses de unhas

Antes de iniciar alguma prática esportiva, é importante consultar um cardiologista para fazer um checkup e também um dermatologista, para aprender como evitar micoses de unhas, candidíase, pé de atleta e outros problemas, como as queimaduras solares e o envelhecimento precoce.

Assista!

Aprenda mais sobre micoses de unhas e outras micoses, com a matéria a seguir:

 

Fonte: Endocrinologista Guilherme Renke

Deixe uma resposta