skip to Main Content

Meias de compressão no inverno são mesmo necessárias?

Compartilhe!

como usar meias de compressão

Aprenda como usar meias de compressão e conheça as vantagens e os benefícios que elas podem trazer a você

As meias de compressão são acessórios de uso medicinal, desenvolvidos para estimular a circulação e aliviar dores e desconfortos nos membros inferiores. Elas são indicadas para pacientes com varizes, pessoas que sentem dores ou algum tipo de incômodo nas pernas, gestantes, pessoas que passam muitas horas sentadas ou em pé, entre outras indicações. No entanto, seu uso deve ser recomendado por um especialista. A seguir, saiba como usar meias de compressão e a importância delas na estação mais fria do ano.

 

O que o inverno tem a ver com as meias de compressão?

O que o inverno tem a ver com as meias de compressão

As baixas temperaturas provocam a constrição das veias e vasos sanguíneos, dificultando a circulação, principalmente para quem já apresenta alguma limitação nesse sentido.

Além disso, no inverno as pessoas tendem a se movimentar menos e fazer menos atividades físicas. Esse tipo de comportamento e a reação do corpo ao frio são prejudiciais ao sistema vascular. As consequências são notadas por meio da sensação de dor, desconforto, inchaço e peso nas pernas.

O que causa pernas e pés inchados?

Evite dor nas pernas em viagens longas

 

Como as meias de compressão funcionam?

Como as meias de compressão funcionam?

Esse tipo de meia tem diferentes níveis de compressão: suave, média, alta ou extra-alta. Seu médico é quem pode recomendar o melhor modelo para um tratamento ou situação específica. As meias de compressão exercem mais pressão nos pés e tornozelos e a pressão diminui gradualmente conforme a meia vai subindo até as coxas.

Então, para saber como usar meias de compressão, você precisa entender que, na prática, é como se as meias estivessem “mostrando o caminho” para o sangue retornar ao coração. Esse movimento importantíssimo é natural do organismo, mas alguns maus hábitos (tabagismo, má alimentação, sedentarismo), doenças (trombose, varizes, elefantíase) ou condições (gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, viagens de longa duração) acabam dificultando o processo.

Em todos esses casos, as meias de compressão são capazes de aliviar os sintomas, a dor e o desconforto e proporcionar mais qualidade de vida.

Tire suas dúvidas sobre meias de compressão

É difícil vestir a meia de compressão?

É difícil vestir a meia de compressão?

Primeiramente, você deve se certificar de que está utilizando o modelo mais adequado ao tipo de problema que você quer tratar. Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldades ou não sabem como usar meias de compressão. Nesse caso, o ideal é utilizar um produto vasodilatador como o Vitta Relax®.

O Vitta Relax® é um creme hidratante de uso específico com efeito nutritivo e relaxante para pés e pernas. Sua fórmula natural inclui ativos como óleo de girassol, óleo de copaíba e manteiga de cupuaçu, entre vários outros. Para quem utiliza meias de compressão, o mentol presente no Vitta Relax® é o ativo que vai operar maravilhas.

O mentol é o princípio responsável por estimular a vasodilatação e proporcionar alívio de dores e desconfortos, além de um novo frescor para a pele.

Utilize o Vitta Relax® diariamente, massageando bem a sola dos pés e a perna, com movimentos de baixo para cima. Fazendo isso antes de colocar as meias de compressão, você vai facilitar o uso desse acessório e maximizar seus efeitos positivos dela para o organismo.

Veja: como usar meias de compressão corretamente