skip to Main Content

Dicas práticas para pés saudáveis

Compartilhe!

Dicas-práticas-para--pés-saudáveis-md

Como manter seus pés saudáveis?

A melhor coisa a fazer com a nossa saúde é a prevenção.  Com relação ao cuidado com seus pés não pode ser diferente. São cuidados básicos e fáceis que evitarão problemas maiores e menos doloridos:

 Pés

Após o banho diário, seque muito bem entre os dedos  – todo mundo tem preguiça, mas este cuidado é muito importante – pés úmidos são pés suscetíveis à fungos, bactérias e vírus.

Ao frequentar banheiros de academias,  clubes,  saunas ou qualquer outro lugar público, tomar banho sempre com uma sandália de borracha.

Unhas dos pés

Corte as unhas de forma correta, sem deixá-las com pontas ou curtas demais.

 Lixe-as bem. Se você tem muita sensibilidade, aconselhamos um/a  pedicure.

 Se você tem as cutículas muito secas, sugerimos o creme Vittta Unhas & Pés® que além de prevenir, trata micoses e outros problemas que acometem os pés.

 Ao ir à pedicure, sugerimos que leve seu próprio kit, como alicate, tesoura, lixa, até mesmo o esmalte.

proteção dos pés

Proteção dos pés

 Proteja seus pés com fibras naturais, como o algodão ou lã e evite fibras sintéticas que poderão provocar mau odor nos pés. Mulheres também podem ter mau odor nos pés em função da meia-calça. Sugerimos que antes de colocar a meia, use o Vittta Unhas & Pés®.

 Não use sapatos com pontas estreitas que apertem os dedos.

Escolha sempre sapatos que não tem o couro sintético, pois também produzem o famoso chulé.

Não use o mesmo sapato um dia após o outro. Deixe-o descansar pelo menos um dia e assim ele ficará mais seco.

 Se você tem um excesso de suor nos pés e não se previne, provavelmente seus pés estarão mais suscetíveis a fungos e bactérias. Procure um podólogo.

Calcanhar

Se você mora em uma cidade de clima quente, com certeza prefere sandália em vez de sapatos fechados. Mas saiba que isto é um dos grandes motivos de se ter calcanhar rachado e com aspecto bem feio. Contrabalance o uso das sandálias, com sapatos fechados de vez em quando e não deixe de usar um creme como o Vittta Unhas & Pés®.

Calos e verrugas

 Se você tem calos ou verrugas plantares (na sola dos pés) não use produtos abrasivos ou qualquer produto sem se consultar antes com um podólogo. Os calos são produzidos por fricção, pressão com o sapato, pela forma de caminhar ou pela estrutura do pé e se não se resolver a causa, o calo tende a voltar. Verrugas ou pintas debaixo dos pés também tem que ser tratados. Como os pés suportam todo o peso de nosso corpo, tendem a se modificar, e também tem que ser tratadas.

Pé de Risco

Chamamos pé de risco o pé do diabético. É fundamental que ele tenha um cuidado muito grande com seus pés, pois a circulação é afetada e a sensibilidade é diminuída. E para que não surja um problema maior, sugerimos o uso do Vittta Unhas & Pés® diariamente para prevenção e a ida a um podólogo uma vez ao mês, pelo menos.


Cuidado dos pés

Idosos

Depois de 75 anos, as estatísticas mostram que menos de 30% das pessoas ainda podem cuidar de seus próprios pés por não enxergarem bem ou não alcançarem os próprios pés. Portanto a incidência de micoses e demais problemas são recorrentes.

Prevenção

Evitar o sedentarismo é muito bom para a circulação dos pés, portanto: mexa-se! Novamente o conselho é deixa a preguiça de lado e escolher um esporte: andar, correr, nadar ou dançar. Não deixe de praticar algum esporte!

 Qualquer anomalia que seu pé apresente como mudança ao caminhar ou algum tipo de dor,  não deixe de procurar por um podólogo.

Deixe uma resposta