Diabetes: tire suas dúvidas!

Compartilhe!

Por isso, é extremamente importante fazer exames anualmente para detecção do diabetes, ainda que você não tenha predisposição genética, pois o quanto antes ele for descoberto, melhor será a qualidade de vida do paciente.

Diabetes

 

Quais são os tipos existentes do diabetes melitus?

Você já deve ter ouvido falar em diabetes do tipo 1 e do tipo 2. Há ainda o diabetes gestacional, que acomete gestantes. Entenda suas diferenças:

 

Diabetes do tipo 1 ou diabetes juvenil: é quando nosso pâncreas não produz insulina, incapacitando a quebra da glicose para “alimentar” nossas células. É obrigatório a suplementação de insulina nesse caso.

Diabetes tipo 1

Diabetes do tipo 2: quando o corpo produz insulina, mas ela é insuficiente para a metabolizar a glicose ingerida, ou seja, o açúcar não consegue entrar na célula e fica na corrente sanguínea. Por isso, nos exames de glicemia, as taxas aparecem extremamente altas. Esse tipo de diabetes é o mais comum e acomete 90% dos casos da doença. Com os hábitos corretos, pode ser prevenida e bem controlada.

diabetes-tipo2

Diabetes gestacional: ocorre quando a gestante ganha muito peso e requer diversos cuidados especiais. Felizmente, tende a desaparecer após a gravidez.

Diabetes Gestacional

 

Comer muito açúcar causa diabetes?

Açúcar e Diabetes

Em parte. O diabetes do tipo 1 está ligado a fatores genéticos. Já o diabetes do tipo 2, além de fatores genéticos, está ligado ao estilo de vida da pessoa. E de acordo com pesquisas, a obesidade aumenta os riscos de se desenvolver a doença.

Não estamos falando apenas do consumo de açúcar puro. Vale lembrar que o açúcar está contido em diversos alimentos, como refrigerantes, carboidratos (pão, massas e outros). Dessa forma, ter uma uma alimentação balanceada e com pouco açúcar previne o diabetes.

Não acredita? Então confira o vídeo a seguir para ver quanto de açúcar tem em uma simples garrafinha de refrigerante:

Claro, não vamos partir para o extremismo. Sem exageros, é possível consumir doces, chocolates e até refrigerantes. Inclusive, diabéticos também podem consumir esses alimentos, desde que nas corretas quantidades.

 

O que é o pé diabético?

Coisas que você precisa saber sobre pé diabético

Trata-se de uma complicação que pode atingir pés e tornozelos dos portadores da doença, com úlceras, feridas que não cicatrizam, perda de sensibilidade…

O problema, quando recebe a devida atenção, pode levar até à amputação do membro.

E por causa da dificuldade de cicatrização que o diabetes causa, é fundamental que os portadores da doença trabalhem bastante com a prevenção do pé diabético. Como? Checando diariamente a situação dos pés, para evitar micoses e feridas e caprichando na hidratação, para evitar fissuras. Para isso, Vitta Unhasé bastante indicado.

Leia Mias sobre Pé Diabético >>

Vitta Unhas ajuda no tratamento do diabetes?

A prevenção é o melhor remédio contra micoses de unhas!Vitta Unhas é um creme que ajuda bastante na prevenção de problemas que acometem pés diabéticos, como micoses, pé de atleta e fissuras. O produto não é um medicamento, por isso, não ajuda diretamente no tratamento do diabetes. Esse deve ser realizado sempre com supervisão e orientação médica.

Porém, Vitta Unhas é muito eficaz – e indicado por especialistas –para prevenir lesões que podem levar, inclusive, à amputação de membros em diabéticos.

 

Quais são os sintomas do diabetes?

 Sintomas da Diabetes

Seus sintomas se confundem aos de outras doenças. No geral, englobam: sede e fome em excesso, alteração de peso, cansaço e irritabilidade, aumento do volume de urina e visão embaçada.

A dificuldade de cicatrização também é frequente em portadores de diabetes. Daí a importância de evitar traumas e lesões, assim como o ressecamento da pele, que pode causar rachaduras. Para isso, indicamos Vitta Unhas diariamente.

Diante de um ou mais sintomas, é importante consultar um médico para realizar o diagnóstico o quanto antes.

 

Como prevenir o diabetes?

Prevenção Diabetes

Ter hábitos saudáveis de vida é fundamental. Por isso, para fugir do grupo de risco, que tal praticar exercícios físicos? Vale também controlar a alimentação, evitando açúcares e gorduras.

Evite o jejum por mais de 4 horas seguidas, para que os níveis de insulina se mantenham controlados.

Previna lesões na sua pele, como nas mãos e pés, usando Vitta Unhas diariamente.

 

Por que prevenir é o melhor remédio?

Prevenir Diabetes

Porque as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) são assustadoras. Para 2030, a OMS prevê que mais de 366 milhões de pessoas no mundo inteiro terão diabetes.

Trazendo esses dados para o Brasil: hoje mais de 12 milhões de pessoas já são portadoras de diabetes – e a população brasileira soma 200 milhões de habitantes. É bom se cuidar!

 

Quem é diabético pode consumir álcool?

Diabetes e o Álcool

Em doses moderadas, sim. Segundo um estudo israelense (2007), uma taça de vinho tinto ou branco todos os dias ajuda a baixar a glicemia em jejum em 20 mg/dL.

Claro que há exceções. Por exemplo, pacientes com sintomas causados por doenças nos nervos periféricos ou com hipoglicemias, além de mulheres com histórico de câncer de mama na família. É necessário sempre –sempre! – conversar com o médico antes.

 

 Diabetes, o inimigo silencioso

Saiba mais sobre o diabetes, com informações do Dr. Dráuzio Varella na série do Fantástico Diabetes, o inimigo silencioso:

 

Compre seu Vitta Unhas agora mesmo e previna-se!

 

Fontes:  Sociedade Brasileira de Diabetes, Fantástico (Rede Globo).

 

Deixe uma resposta