, , ,

Curiosidade sobre o hábito de roer unhas

Curiosidade sobre o hábito de roer unhas

Além de não ser higiênico, essa mania muito comum provoca o enfraquecimento de unhas e pode gerar outros problemas de saúde

Você sabia que aproximadamente uma a cada três pessoas tem o hábito de roer unhas? Apesar de muito frequente, essa mania de morder as unhas dos dedos das mãos – e até dos pés! – é oficialmente tratada como onicofagia e pode gerar várias consequências negativas, como feridas, infecções, dores mandibulares e, claro, o enfraquecimento de unhas.

 

Por que as pessoas roem unhas?

Existem várias explicações possíveis para o hábito de roer unhas. Para muitos é um hábito associado a momento de tensão, estresse, ansiedade, tédio e até fome.

Em casos mais raros, pode até ser sinal de uma desordem mental ou algum tipo de distúrbio psicológico. Independentemente do motivo, o fato é que roer unhas é prejudicial em vários aspectos.

 

Qual é o perigo de roer unhas?

Qual é o perigo de roer unhas?

A principal crítica deste hábito não diz respeito apenas ao enfraquecimento de unhas, mas do ponto de vista higiênico. Nossas mãos estão sempre cheias de bactérias e outros micro-organismos e as unhas, especificamente, também estão propícias a acumular sujeira e esses minúsculos seres que podem causar doenças.

Outra consequência bastante comum é o enfraquecimento de unhas, já que, ao roê-las, a pessoa que tem esse mau hábito danifica a estrutura natural delas. Muitas chegam, inclusive, a roer as cutículas, causando feridas e gerando inflamações.

Roer as unhas também pode ocasionar problemas de ATM, deixando as mandíbulas doloridas e causando até dores musculares e de cabeça. Sem contar que o hábito também desgasta os dentes.

 

Como parar de roer unhas?

Qual é o perigo de roer unhas?

A primeira medida é sempre reconhecer o problema e querer mudar de atitude. Quando o hábito se torna um problema mais grave e patológico – ou um sintoma grave de ansiedade –, a terapia é necessária.

Mas, de um modo geral, medidas simples, como manter as unhas feitas, pintadas com esmalte e até manter as mãos ocupadas com pequenos objetos como bolinhas de borracha podem ajudar.

 

O que fazer contra o enfraquecimento de unhas?

O que fazer contra o enfraquecimento de unhas?

Unhas enfraquecidas são quebradiças e têm um aspecto estético prejudicado. O Vitta Unhas & Pés® é um creme fortalecedor que, ao ser aplicado com uma massagem suave diretamente sobre unhas e cutículas, ativa seus princípios naturais para fortalecer e recuperar a saúde das unhas. Para facilitar a sua vida e combater o enfraquecimento de unhas de uma vez por todas, o produto pode ser utilizado diariamente em cima do esmalte.

O Vitta Unhas & Pés® também tem ação fungicida e combate micoses, frieiras e até odores desagradáveis nos pés.