skip to Main Content

Como cuidar das unhas

Compartilhe!

Conheça os principais problemas que acometem as unhas e descubra como tratá-los

Muitas vezes, nossas unhas dão sinais de que algo no organismo não vai bem! Unhas curvas ou tortas, por exemplo, podem indicar micoses. Já unhas quebradiças e fracas podem ser sinal de falta de nutrientes. Mas não se preocupe, esses problemas têm solução. A seguir, confira como cuidar das unhas, focando em cada sintoma:

 

Unhas curvas ou tortas

Unhas curvadas ou tortas

Unhas curvas ou tortas nas pontas indicam que você não está lixando direito, o que pode resultar até em unhas encravadas. A solução, portanto, é prestar atenção ao lixar os cantinhos.

Agora, quando as curvas se localizam no meio da unha, pode ser sinal de micose. Como cuidar das unhas curvas ou tortas, então? Se suspeitar de micose, você pode usar o Vitta Unhas & Pés®, pois quanto antes você iniciar o tratamento do problema, mais rápido se livrará dele.

 

Unhas encravadas

unhas encravadas

Muitas vezes, você pode tratar a unha encravada em casa mesmo. É simples: deixe os pés de molho em água quente por 20 minutos. Então, com uma pinça ou espátula, levante o canto da unha encravada e coloque um pedaço pequeno de algodão entre a unha e a pele. Troque-o diariamente. Vale também aplicar o Vitta Unhas & Pés® para maior conforto.

Agora, se suas unhas encravadas estão doendo ou saindo pus, é fundamental procurar um podólogo, profissional especializado nesse tipo de tratamento. Mas atenção: não tente cortar suas unhas encravadas em formato “v” sozinho, pois isso pode piorar o problema.

Como cortar as unhas, então? Se estiverem encravadas, melhor ir a um profissional para que ele corte para você. Caso não estejam encravadas, o melhor é cortá-las de forma reta, até mesmo nas laterais. Evite ainda usar sapatos apertados, que colaboram para o problema.

 

Micoses nas unhas

micose nas unhas

As micoses também podem alterar o formato, a textura e a aparência das unhas, causando deformidades, como unhas tortas e curvas. Unhas ásperas, quebradiças e doloridas também podem indicar micoses. O tratamento pode ser feito com o uso de Vitta Unhas & Pés®. Aplique massageando a região duas vezes ao dia. E, mesmo após os sintomas desaparecerem, é necessário continuar utilizando por mais dois meses, pois o fungo ainda pode estar presente na região, embora microscopicamente.

Como cuidar das unhas em casa e evitar micoses? Você pode evitar a proliferação de fungos nas suas unhas. Evite compartilhar calçados com outras pessoas – e prefira sempre sapatos abertos aos fechados. Em locais públicos, não ande descalço. O Vitta Unhas & Pés® age como fortalecedor e preventor de micoses e infecções, além de ser eficaz no tratamento. Passe o produto sempre após o banho, com os pés secos.

Cuidado também ao ir à manicure ou pedicure: evite tirar as cutículas, pois elas atuam como protetoras das unhas. Ferimentos podem deixar a pele mais suscetível e abrir espaço para micoses se instalarem. Tenha ainda seu próprio kit com alicates, palitos, esfoliantes e até esmaltes.

 

Unhas quebradiças ou descascando

Unhas quebradiças ou descascando

Unhas quebradiças ou descascando podem ser indícios de que algum nutriente está faltando no organismo. Aos sinais desses sintomas, vale fazer exames para descobrir o nutriente que está em falta.

Em casa, você pode usar o Vitta Unhas & Pés® diariamente para hidratar e nutrir a superfície – ele pode ser aplicado, inclusive, por cima do esmalte.

Tome cuidado com o uso de acetona, pois ela enfraquece as unhas, prefira versões mais leves, chamadas de removedoras de esmaltes.

Você também pode fortalecer as suas unhas colocando os alimentos certos à mesa, obtendo assim, vitamina B e seus componentes (como a biotina, presente na vitamina B7), magnésio e zinco. Como? Coma mais brócolis, lentilha, gema de ovo, grãos integrais, morango e outras frutas cítricas. Uma nutrição adequada será boa não apenas para suas unhas, mas para seu cabelo e pele.

Quero comprar meu Vitta Unhas & Pés® agora mesmo!