9 dicas para ter pés lindos

Cuidados com os pés são importantes durante o ano todo – mas no verão, eles são fundamentais!
Os pés precisam de cuidados especiais durante o ano todo. No inverno, tendem a ressecar devido aos banhos mais quentes. No verão, por ficarem mais expostos, racham, incham e suam mais. Por isso, precisam de dedicação, automassagem e produtos específicos.
Preparamos, a seguir, uma lista de 9 cuidados com os pés fundamentais para a estação mais quente que estamos entrando:
1 – Higienizar corretamente
Durante o banho ou sempre que sentir necessidade, lave seus pés com água e sabão para eliminar as bactérias, principalmente entre os dedos.
Em seguida, seque entre os dedos e as dobras, a fim de prevenir micoses. Para manter o pé sequinho e livre de suor, você também pode usar talco.
2 – Evitar micose
Deixar os pés úmidos é pedir para ter micoses. Entre os cuidados com os pés, destacamos caprichar na secagem.
E, quando for usar sapato fechado, prefira meias de algodão que absorvem o suor, deixando-os livres de contaminação.
Evite também ficar descalça em ambientes públicos – e úmidos –, como clubes e academias. Use sempre chinelos na hora de tomar ducha nesses lugares.
3 – Tratar o mau cheiro
Você sofre com chulé nos pés? Recorra aos desodorantes para pés, que além de deixar um cheiro agradável, mantém frescor na região.
Outra dica é não usar o mesmo calçado todos os dias – após o uso, deixe-o exposto ao sol, permitindo secagem e ventilação.
4 – Fim aos calos e rachaduras
Sapatos muito apertados ou nada anatômicos deixam os pés com calos e rachaduras. Para evitá-los, você pode usar palmilhas de amortecimento ou protetores de silicone. Dessa maneira, não haverá atrito e o conforto será maior.
Mas vale sempre trocar o tipo de sapato – por exemplo, se usar salto hoje, amanhã use sapatilha baixa.
Manter o pé bem hidratado também é importante na prevenção desses problemas. Você pode usar o Vitta Unhas & Pés® todos os dias após o banho, com esse intuito.
5 – Pés sem bolhas
As bolhas são causadas pelo atrito dos pés com o sapato ou com meias. A hidratação diária, após o banho, é a melhor forma de evitar seu surgimento. Você também pode usar esparadrapo para proteger seus pés.
6 – Hidratação certeira
Uma vez por semana, faça esfoliação nos pés para remover as células mortas. Então, capriche na hidratação com Vitta Unhas & Pés®. Aliás, a hidratação pode – e deve – ser feita diariamente, após o banho.
Evite lixar demais o calcanhar, para não engrossar a pele. O lixamento excessivo pode provocar rachaduras e ser a porta de entrada para fungos, causadores de micoses nas unhas e pele.
7 – Cuidados com as unhas
As unhas também merecem atenção especial. Cuidados com as unhas evitam micoses e inflamações.
Tenha sempre seu próprio kit com alicate, espátula e tesoura. Evite remover as cutículas e passe Vitta Unhas & Pés® todos os dias, até mesmo sobre o esmalte.
Como cuidar das unhas pós praia e piscina
8 – Relaxamento
Após um dia longo, coloque seus pés para o alto e relaxe por um tempo. Massageie-os com Vitta Unhas & Pés®. Isso melhorará a circulação sanguínea da região e trará uma gostosa sensação de bem-estar.
9 – Inchaço controlado
O inchaço nos pés pode estar relacionado com a retenção de líquidos. Por isso, durante todo o dia, beba bastante líquido e consuma também alimentos diuréticos, como melancia, pepino e melão.
Fazer drenagem linfática uma vez por semana também ajuda a manter o inchaço controlado.