skip to Main Content

10 mitos e verdades sobre unhas!

Compartilhe!

10 mitos e verdades sobre unhas!

O que pode afetar o crescimento das unhas? Micose tem cura? Tirar as cutículas faz mal? Veja mais:

As unhas dizem muito sobre os seus cuidados com beleza, higiene e, principalmente, com sua saúde. O aspecto delas, por exemplo, pode dar sinais de que alguma coisa no organismo pode não estar indo muito bem. É o caso da falta de crescimento das unhas – o sintoma pode indicar deficiência de vitaminas!

Quer saber mais? A seguir, os principais mitos e verdades sobre as unhas:

 

  1. Tirar as cutículas pode ser prejudicial?

Tirar as cutículas pode ser prejudicial?

Verdade. As cutículas são uma espécie de proteção para as unhas e, quando removidas, podem deixar as unhas suscetíveis a infecções e proliferações de bactérias. O ideal é um corte superficial, com equipamentos esterilizados, no máximo, a cada 15 dias.

  1. Micose na unha tem cura?

Micose na unha tem cura?

Verdade. A micose nas unhas tem cura. O problema pode ser facilmente tratado com o Vitta Unhas & Pés®. Sua fórmula natural, obtida por meio do óleo de melaleuca e ativos antifúngicos e antimicrobianos permite que ele acabe com a micose, além de fortalecer unhas fracas e quebradiças, favorecendo o crescimento das unhas.

  1. O uso da lixa pode enfraquecer as unhas?

O uso da lixa pode enfraquecer as unhas?

Mito. Lixar ou cortar as unhas não tem nenhuma interferência sobre a saúde delas e também não interfere diretamente no crescimento das unhas. A única ressalva é com alguns formatos que podem deixar as garras mais vulneráveis à quebra.

  1. Creme hidratante tem efeito nas unhas?

Creme hidratante tem efeito nas unhas?

Verdade. As unhas também podem – e devem – ser hidratadas. O ideal é utilizar um produto específico para a região, como o Vitta Unhas & Pés®. Você pode aplicar o produto duas vezes por dia, mesmo sobre o esmalte, massageando as cutículas delicadamente. Os benefícios são perceptíveis mesmo a curto prazo.

  1. Manchas brancas na unha são sinais de problemas?

Manchas brancas na unha são sinais de problemas?

Verdade. As manchas podem indicar pequenos traumas na unha ou deficiência de minerais no organismo, como cálcio, zinco e silício. É fundamental prestar atenção aos pequenos sinais e cuidar sempre da alimentação. A falta de crescimento das unhas também pode indicar deficiência de vitaminas. Fique atento!

  1. Pintar as unhas toda semana faz mal?

6. Pintar as unhas toda semana faz mal?

Em partes. O que não é recomendado é que as unhas fiquem pintadas por mais de uma semana. É importante que a unha passe por um período sem esmalte para poder “respirar”, mas respeitando esse período, não há nenhum empecilho em pintar as unhas semanalmente.

  1. As unhas podem mostrar sinais de doenças?

As unhas podem mostrar sinais de doenças?

Verdade. O aspecto das unhas pode indicar diversos tipos de doenças no organismo, desde distúrbios na tireoide até problemas cardiovasculares. Em caso de dúvidas – ou de aparência irregular em suas unhas, é sempre indicado consultar um médico.

  1. A alimentação interfere na saúde das unhas?

A alimentação interfere na saúde das unhas?

Verdade. Uma nutrição adequada, além de prevenir doenças, traz diversos benefícios em termos estéticos. Se você quer ver resultados ainda mais positivos sobre a beleza das suas unhas, da sua pele e dos seus cabelos, procure balancear sua alimentação. Lembre-se: quanto mais colorido (e livre de gorduras e açúcares) for o seu prato, mais saudável ele é.

  1. Esmalte escuro fortalece o crescimento das unhas?

Esmalte escuro fortalece o crescimento das unhas

Mito. Em muitos casos, uma cor de esmalte mais escuro demanda várias camadas para uma cobertura mais uniforme. A unha parece ficar mais “grossa” e, por isso, acaba passando a impressão de estar mais resistente, mas não existe nenhuma relação comprovada entre a cor do esmalte e o crescimento das unhas.

  1. Unhas postiças podem causar problemas?

Unhas postiças podem causar problemas?

Verdade. Tudo depende da qualidade do produto e da aplicação. Quando mal colocada, a unha postiça deixa pequenos espaços que podem provocar acúmulo de sujeira e umidade, aumentando o risco de infecções e proliferação de fungos.

 

Você pode gostar de:

Como cuidar das unhas

A alimentação para o fortalecimento das unhas

8 maneiras de evitar micoses de unhas